terça-feira, 16 de março de 2010

POR AI RUA DO OUVIDOR

RUA DO OUVIDOR

 

 

BLOCO 1  

 

 

Creditos iniciais

 

O APRESENTADOR CAMINHANDO PELA RUA DO OUVIDOR

 

 

Apresentador – A rua do Ouvidor esta localizada bem no centro da cidade do Rio Janeiro. Caminhando por aqui antigamente se tinha acesso ao antigo porto do Rio, onde hoje se localiza o mergulhao. O nome atual da rua, foi efetivado em 1746, pela influencia do povo, porque na rua vivia Manuel Pena de Mesquita Pinto, ouvidor-mor da cidade. Antes do nome ser efetivado, a rua teve muitos outros, como: Rua do Gadelha, Aleixo Manuel, do Barbalho, Santa Cruz, Quitanda, de Pedro da Costa, da Sé, Nova e mais alguns.

 

O APRESENTADOR PERGUNTA AS PESSOAS QUE PASSAM PELO LOCAL:

 

Voce sabe onde fica a rua do ouvidor?

Você sabe quem foi Manuel Pena de Mesquita Pinto?  Ele morava aqui e foi ouvidor-mor da cidade do Rio.

 

 

 

 

 

 BLOCO 2

 

Esse bloco começa com fotos e imagens da rua do Ouvidor.

 

Apresentador – Ouvidor era a designação dos magistrados que superintendiam na justiça das terras senhoriais, em Portugal. As suas funções eram semelhantes às dos corregedores nas terras diretamente dependentes da Coroa. As terras sujeitas a corregedores eram chamadas "comarcas" ou "correições" e as sujeitas a ouvidores eram chamadas "ouvidorias". A designação "ouvidor" foi também a aplicada a magistrados do Império Colonial Português. No Brasil, durante o Período Colonial, os ouvidores eram os juizes colocados pelos donatário das capitanias.  Depois de um novo calçamento em 1829, foi proibido o transito de carros de boi, 1857, a rua do Ouvidor foi calçada com paralelepipedos, em 1861 foi proibido o transito de cavaleiros e outros veiculos, depois da 9 da manhã, com excessao do carnaval.

 

Imagens da rua do Ouvidor.

 

 

BLOCO 3


O apresentador se aproxima das pessoas.

Apresentador – você sabia que os ouvidores atuavam como os juízes de hoje em dia?

Apresentador –  Em termos práticos, o significado de ouvidor é o mesmo que ombudsman, que é uma palavra sueca, criada em 1809, para criar o cargo de agente parlamentar de justiça para limitar os poderes do rei.

 

Créditos finais.


CRIAÇÃO: JULIO PECLY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário